Leandro
Uma simpática bruxinha chamada Pepper e seu inseparável gatinho de estimação, Carrot, partem em desafiadoras aventuras em Hereva: um mundo cheio de magia, desafios e criaturas fantásticas. Essa é a premissa da webcomic (história em quadrinhos digital) Pepper & Carrot, criada pelo francês David Revoy, que inspirou o gamedesigner santa-mariense Fabiano Saccol, de 45 anos, a desenvolver um RPG (jogo de interpretação de papéis), ambientado nesse universo. Mas, para que esse mundo mágico possa ganhar vida e ser compartilhado com o público, uma campanha de financiamento coletiva para o lançamento do jogo foi lançada.
Fabiano é gamedesigner desde 2011, quando lançou seu primeiro RPG, chamado “UED – Você é a Resistência”, juntamente com o amigo Júlio Matos. A partir disso ele foi estudando e se aprimorando constantemente, até que surgiu o convite da editora publicante de jogos e acessórios para RPG Macaco Dumal Hobbies para realizar uma segunda versão do UED. Na ocasião, Fabiano soube que a editora estaria com planos de lançar um RPG baseado na webcomic Pepper & Carrot, que é gratuita e de código aberto, e imediatamente se apaixonou pelo projeto:
– Achei maravilhoso, lembrei também do meu filho de 13 anos. Insisti para participar e hoje já temos uma equipe de 9 pessoas, temos desenhistas maravilhosos.
Porém, como a equipe não tinha dinheiro para tirar a ideia do papel, a editora e Fabiano decidiram lançar uma campanha de financiamento coletivo, no site Catarse, para garantir o lançamento do RPG em sua versão final, contendo muito mais material para os jogadores e aprimorando ainda mais a experiência, revelando mais dos habitantes, criaturas, locais e outros detalhes do mundo mágico. Recentemente, a editora informou a Fabiano que, mesmo que o financiamento não atinja a meta, está garantido o lançamento do livro colorido de 200 páginas.
COMO AJUDAR
Até o momento, 37% da meta foi atingida, com a ajuda de mais de 50 pessoas. São várias formas de participar da campanha de financiamento, desde somente comprar o arquivo PDF que apresenta o mundo e as regras do jogo quando estiver pronto, até obter todos os itens extras que forem lançados. Conforme Fabiano, se a meta inicial for atingida, o que garante o livro e o PDF de graça para todos – até pra quem não participou do financiamento – os primeiros mil reais serão destinados a uma ONG de proteção animal. Mais informações e formas de ajudar podem ser encontradas na página do financiamento coletivo: catarse.me/pepperecarrotrpg
Leia também
Cassiano Cavalheiro: “Santa Maria em Dança” terá 2,3 mil bailarinos e 270 coreografias. Veja como comprar os ingressosConheça Rafael Corrêa, o novo quadrinista do DiárioBanda santa-mariense vai se apresentar em Liverpool, no mesmo palco em que os Beatles começaram a carreiraBlues Session vai celebrar clássicos do gênero musical nesta quarta-feira, no Theatro Treze de Maio
O jogo consiste em uma espécie de tabuleiro, onde os jogadores vão desenvolvendo e criando a história e o rumo de seus personagens.
Fabiano ressalta que o objetivo de Pepper & Carrot: Aventuras em Hereva é gerar um momento de lazer em casa, com a família e os amigos; e também fazer com que as crianças socializem e não fiquem só na internet e no celular. A magia é um aspecto muito importante no jogo, já que o sistema é focado exatamente em ser simples e acessível para os jogadores, tanto iniciantes quanto veteranos no mundo dos RPGs, sem grandes complicações. Há escolas de magia em Hereva, que lembram bastante as de Harry Potter.
– Com esse RPG queremos fazer uma coisa mais leve, onde as pessoas possam ser felizes e se divirtam no jogo. É uma história onde tem que enfrentar perigos, mas sem violência. Tanto que os quadrinhos falam sobre companheirismo, sobre animais de estimação que estão sempre juntos. Buscamos pegar essa essência da história original, para criar algo que una a família.
Confira um vídeo sobre o jogo, que também apresenta o mundo mágico e os habitantes de Hereva:
MAS O QUE É UM RPG?
Criado em 1977, o RPG é um jogo de mesa de interpretação de papéis onde cada jogador constrói um personagem e assume sua identidade durante as partidas, realizando ações e tomando decisões que afetam o rumo da história. Toda partida tem um “mestre”, que narra a história e cria os conflitos para os personagens/jogadores, e cada uma delas pode chegar a durar 24h! Conforme Fabiano, nos anos 90, época conhecida como a era de ouro do RPG, os jogos excluíam muitas minorias sociais. No mundo mágico de Hereva, a palavra de ordem é inclusão. Para o gamedesigner, o objetivo de Pepper & Carrot: Aventuras em Hereva é incluir todo mundo, tanto que, antes de começar a partida, há um contrato social, onde os participantes dizem com quais histórias e ações se sentem confortáveis para participar.
– Antes brincávamos na rua, hoje as crianças brincam nos condomínios, na internet. Então porque não juntar amigos, pais e filhos em um jogo lúdico, para que possam criar e dividir histórias com todos? – indaga Fabiano.
Leia todas as notícias